08/06/18 02:33:01
Vida muito "limpa" pode ser a culpada por este câncer infantil
Imagem:
Uma grande revisão de estudos expôs quais são as prováveis causas do tipo mais comum de câncer em crianças, a leucemia linfoblástica aguda (LLA), sugerindo que a doença pode até mesmo ser evitável.
A descoberta, liderada por Mel Greaves do Instituto de Pesquisa do Câncer em Londres (Reino Unido)Esse tipo de leucemia afeta uma em cada 2.000 crianças. Sua taxa de incidência vem aumentando nos países desenvolvidos, em cerca de 1% ao ano.
Embora os cientistas já soubessem que alguns fatores de risco genéticos estavam envolvidos na condição, a nova revisão fornece uma base sólida para desvendarmos como o câncer devastador de fato se forma. De acordo com os dados levantados por Greaves, a LLA é uma combinação de uma mutação genética seguida da exposição a uma infecção comum, quando a criança experimentou um primeiro ano de vida “muito limpo”.
“Passei mais de 40 anos pesquisando leucemia infantil, e nesse período houve um enorme progresso em nossa compreensão de sua biologia e tratamento – de modo que hoje cerca de 90% dos casos são curados”, disse Greaves. “Mas sempre me ocorreu que algo estava faltando, uma lacuna em nosso conhecimento – por que ou como crianças saudáveis desenvolvem leucemia e se esse câncer é evitável”.