10/04/18 13:33:01
Henri Matisse
Imagem:
Henri Matisse (1869-1954) foi um pintor, desenhista, gravurista e escultor francês. Sua obra é considerada uma das expressões mais significativa da arte de vanguarda, ao lado de van Gogh, Gauguin, Cézanne e Picasso.
Henri Matisse (1869-1954) nasceu em Cateau-Cambrésis, no Norte da França, no dia 31 de dezembro de 1869. Filho de próspero comerciante de cereais que achava que os artistas não passavam de boêmios irresponsáveis incentivou o filho a ingressar na Faculdade de Direito em Paris, em 1887.
Formado em Direito, Matisse exerceu a profissão, mas nas horas vagas tomava aulas de desenho. O conflito não passa despercebido pela mãe que lhe presenteia com um estojo completo de pintura, enquanto convalescia de uma cirurgia de apendicite. Com esse material realiza seu primeiro quadro – “Natureza-Morta com Livros”.
Com o apoio da mãe, em 1891, viaja para Paris, onde inicia os estudos preparatórios para a admissão na Escola de Belas Artes. O aprendizado começa com Bougereau, presidente da Sociedade de Pintores e Gravadores. Insatisfeito com as repreensões do professor passa então a frequentar o curso do pintor Gustave Moreau, que o aceita como discípulo.
Em 1896, produz “Natureza-Morta com Pêssegos” e “Natureza-Morta com Faca Negra”. Teve quatro trabalhos aceitos no salão da Sociedade Nacional de Belas Artes. Sua tela “Leitora” é comprada pelo Governo para a residência presidencial. Em 1897 vende a tela “Faca Negra”, por 120 francos e, confiante que a fama está perto, em 1898, casa-se com Amélie Parayre, viaja para Londres, Córsega e Toulouse, cidade natal de sua mulher. Em 1899 deixa a Escola de Belas Artes. Compra a tela “Três Banhistas”, de Cézanne e “Henri Rochefort”, um busto de Rodin.
A virada do século foi difícil para Matisse, estava desencantado com as próprias ambições artísticas. O pai cortou a mesada para que desistisse da loucura. Passa a trabalhar como decorador de frisos e sua mulher abre um salão de costura para ajudar nas despesas e passa a ser a modelo do pintor e figura em numerosas telas do pintor.
Em 1901, Henri Matisse expõe no Salão dos Independentes. Em 1904 realiza sua primeira exposição individual na Galeria Vollard. Em 1905, no Salão de Outono expõe uma obra-prima “Luxo, Calma e Volúpia” que é logo vendida. No ano seguinte, no Salão dos Independentes, encabeça a rebelião dos “fauvistas” – pintores que trabalham com cores puras e de alto contraste. Vende a tela “Alegria de Viver”.
Em 1908 abre sua academia, e começa a ganhar fama no exterior. Nesse mesmo ano expõe em Nova York, Londres e Moscou. Em 1911, Henri Matisse pinta “Natureza-Morta com Peixes Vermelhos”, considerada sua obra de transição, onde as pinceladas claramente visíveis são o que resta do passado, enquanto uma série de planos sem volumes, sugerindo o espaço pela diagonal e pela variação de cor, dá a ideia dos seus trabalhos futuros.
Henri Matisse estava com seu trabalho consagrado e realizou diversas viagens e exposições. Em 1947 recebe a Legião de Honra e em 1950 recebe o Grande Prêmio na XXV Bienal de Veneza. Em 1952 é inaugurado o Museu Henri Matisse em Cateau-Cambrésis.
Henri Émile Benoit Matisse faleceu em Nice, na França, no dia 03 de novembro de 1954.