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EMPRESÁRIO FATURA R$ 24 MILHÕES VENDENDO PIZZAS CUSTOMIZADAS
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Abrir um negócio de pizza pode parecer arriscado considerando a concorrência. Entretanto, mesmo nos negócios mais convencionais, é possível se destacar com uma boa ideia. Foi com isso em mente que Rafael Soares, 34, decidiu abrir uma pizzaria em que o cliente pode escolher a combinação perfeita, decidindo cada um dos ingredientes. O negócio está dando certo e já faturou R$ 24 milhões em 2018.
Depois dessa experiência, ele viu que seria melhor apostar em um produto de alta aceitação e que não fosse sazonal.Antes da pizzaria, Soares foi dono da Yoguland, uma marca de frozen yogurt que acabou fechando. “Foi uma febre que não existe mais. Começamos a ter muita concorrência e diminuímos nossa margem de lucro”, diz o empresário.
A primeira unidade da Oven Pizza foi aberta em 2014, em Curitiba, cidade em que Soares nasceu. O diferencial do negócio é que os clientes podem opinar no passo a passo da pizza, desde o tipo e o tamanho da massa, até o molho, o queijo e a carne. Depois disso, a pizza leva apenas dois minutos para ser assada. Segundo o empresário, os clientes já aprovaram a novidade desde o início e a loja cresceu rápido.
Em 2015 foram abertas três unidades, todas em praças de alimentação de shoppings. “Tínhamos um nicho a ser explorado nestes espaços e vi que era mais rápido para crescer”, diz Soares.
O sucesso das primeiras unidades fez com que os próprios clientes e amigos de Soares quisessem abrir franquias. No início, o empresário recusou as ofertas por não se sentir preparado, mas percebeu que seria importante para o crescimento do negócio já que ele não conseguiria dar a atenção necessária para mais lojas.
Ele então decidiu começar a vender franquias, mas exigindo a presença constante dos franqueados nas unidades. “Tem que ser alguém que tome conta da Oven Pizza diariamente, de perto e com cuidado. Ele precisa respirar o negócio”, afirma Soares, que acredita que a medida fornece um crescimento mais saudável. Hoje já são 27 lojas abertas em cidades como Curitiba, Florianópolis e Balneário Camboriú.
Assim como no negócio de frozen yogurt, Soares lida com uma grande concorrência. “Eu acho que nesse momento temos que prezar pela qualidade. Existem milhares de pizza mas as pessoas sabem quais são as boas”, diz Soares.
Além disso, a experiência anterior fez com que Soares aprendesse lições que o ajudaram nesta nova empreitada. “Eu me tornei mais cauteloso e detalhista. Vi como fazer sucesso tendo o franqueado como parceiro e fazer com que o time todo esteja contigo vestindo a bandeira da marca.”